Apresentação

A nossa sensibilidade para com as mulheres, a serenidade do diálogo acadêmico, ético e fraterno, a socialização de conhecimentos históricos sobre a educação feminina em suas distintas dimensões e abordagens − mulheres professoras, educadoras e pesquisadoras de universidades de todas as regiões do Brasil e das Universidades de Coimbra e Sevilha – são razões que nos levaram a promover o IV Seminário do Grupo de Pesquisa Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX e o II Encontro do Grupo de Pesquisa Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação, a ser realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 8 a 11 de março de 2023. 

Esse evento, de caráter internacional e interinstitucional, é decorrente do Projeto Universal do Conselho Nacional de Pesquisa (Chamada nº 18/2021), intitulado “Mulheres e educação nos séculos XIX e XX: artefatos e sensibilidades”, que tem como uma de suas metas a cooperação acadêmica e científica para o desvelamento das histórias individuais e coletivas de mulheres no tocante aos seus hábitos, desejos, alegrias, medos, angústias, preconceitos e comportamentos próprios da contemporaneidade, além das similaridades com outras mulheres de seu tempo, que apresentam a mesma condição social e as mesmas expectativas em relação a suas existências e sobrevivências. 

Nosso propósito constitui-se, assim, em aproximações entre pesquisadores/as, resguardando peculiaridades e historicidades, com o intuito de contribuir tanto com os estudos do campo da história da educação, quanto com a discussão atual no âmbito da história das mulheres (e das políticas educacionais), que, cada vez mais, lutam pela igualdade e legitimidade de oportunidades sociais. 

O IV Seminário do Grupo de Pesquisa Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX e o II Encontro do Grupo de Pesquisa Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação ocorrerá nas dependências da Faculdade de Educação da UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação/PROPEd/UERJ (Campus Maracanã), e trata-se, portanto, de uma promoção conjunta dos dois Grupos de Pesquisa, que reunirá investigadores/as de instituições nacionais e internacionais, como a UFRN, UERJ, UFRGS, UFPE, UDESC, UNISINOS, UECE, UCS/RS, a UFPel, PUCPR, UFPA, UFGD, UC/PT e US/ES, entre outras. Dessa forma, nosso objetivo central envolve apresentar pesquisas e desenvolver reflexões que tematizem as relações entre mulheres, educação e arquivos pessoais em diálogo com o campo da história da educação e do patrimônio histórico-educativo.

Os dois Grupos de Pesquisa reunidos pretendem colaborar, igualmente, para a ampliação do repertório historiográfico da área de educação, mulheres e arquivos pessoais e, com este fim, estarão abertas inscrições para apresentações de trabalhos que estimulem contribuições à temática e à troca de experiências entre pesquisadores.

Sejam bem-vindas/os!

Eixos Temáticos

Eixo 1: Mulheres Militantes

Coordenação: Lia Ciomar Macedo de Faria (UERJ); Lia Machado Fiuza Fialho (UECE) e Raylane Andreza Dias Navarro Barreto (UFPE)

Eixo 2: Mulheres Professoras e Gestoras

Coordenação: Alessandra Cristina Furtado (UFGD) e Rosa Lydia Teixeira Corrêa (PUC-PR)

Eixo 3: Dia Internacional das Mulheres e seus Simbolismos

Coordenação: Cristina Maria Coimbra Vieira (UNIVERSIDADE DE COIMBRA); Laura Maria Silva Araujo Alves (UFPA) e Marta Maria de Araújo (UFRN)

Eixo 4: História das Intelectuais: Formação e Sociabilidades

Coordenação: Fabiana Sena da Silva (UFPB) e Sônia Maria da Silva Araújo (UFPA)

Eixo 5: Mulheres, Artefatos e Sensibilidades: Educação, Arte e Literatura

CoordenaçãoAna Cristina Borges López Monteiro Francisco (IHP), Luciana Borges Patroclo (UERJ) e Tiago Augusto Xavier de Souza (UERJ)

Eixo 6: Instituições, Arquivos e Histórias de Mulheres

Coordenação: Dóris Bittencourt Almeida (UFRGS) e Vania Grim Thies (UFPEL)

Eixo 7: Histórias de Mulheres em Arquivos Pessoais

Coordenação: Maria Teresa Santos Cunha (UDESC e UFSC) e Luciane Sgarbi Santos Grazziotin (UNISINOS)

Inscrição

As inscrições estão abertas e poderão ser feitas até 30 de janeiro de 2023.

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se no evento:

Na próxima etapa você deverá repetir seus dados pessoais e realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$32,90.

Submissão de Trabalhos

Para a apresentação de trabalhos no IV Seminário do Grupo de Pesquisa Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX e II Encontro do Grupo de Pesquisa Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação os participantes escolheram um eixo temático mais identificado com a sua pesquisa e enviaram um resumo de até 20 linhas, título e três palavras-chave. O prazo final para submissão foi até 22 de dezembro de 2022.

ESTÃO ENCERRADAS AS SUBMISSÕES DE TRABALHOS 

Programação

Quarta-feira | 08 de Março de 2023

Estamos aguardando a todes para o café da manhã ☕ 🥪, o credenciamento e a entrega do kit do evento! 📒

📍Local: Hall do Auditório 111 (11º andar) – UERJ

09h00 às 09:30h – Apresentação do Coral Allegro RJ

Apresentação do Coral Allegro RJ com Vozes Femininas  🎤  sob a regência do maestro Ricardo Branco. 

📍Local: Auditório 111 (11º andar) – UERJ

9:30h às 10:30h – Mesa de Abertura

Cláudia Gonçalves de Lima – Pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Washington Denner (wdener@uol.com.br) – Diretor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Talita Vidal (p.talitavidal@gmail.com) – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Terciane Luchese (tercianeluchese@gmail.com) – Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação SBHE.

Dóris Almeida (almeida.doris@gmail.com) – Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq GARPE – Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação.

Marta Maria de Araújo (martaujo@uol.com.br) – Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo de Pesquisa Educação de Mulheres nos Séculos XIX e XX.

Maria Celi Vasconcelos (maria2.celi@gmail.com) – Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa NHEMPE -História e memória das políticas educacionais no território fluminense.

📍Local: Auditório 111 (11º andar) – UERJ

Conferencista: Pablo Alvarez Dominguez (pabloalvarez@us.es) – Professor Titular de Universidade de Sevilha. Coordenador técnico/secretário do Museu Pedagógico da Faculdade de CCEE da Universidade de Sevilha. Secretário da Sociedade Espanhola de Estudos do Património Histórico-Educativo (SEPHE). Membro fundador e secretário da Associação Universitária de Conservação e Estudo do Património Educativo (AUCEPE).

Debatedora da Mesa:  Lia Fialho (lia_fialho@yahoo.com.br) – Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Editora-chefe da Revista Educação & Formação do PPGE/UECE e da Coleção Práticas Educativas da Editora da UECE (EdUECE).

Coordenadora da Mesa: Maria Teresa Santos Cunha (mariatsc@gmail.com) – Professora Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC e da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Sócia emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHG/SC) e sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação.

📍Local: Auditório 111 (11º andar) – UERJ

Separamos uma lista de restaurantes ao redor da Universidade para facilitar sua escolha 🥗 para o almoço:

  1. Quatro Estações | Ligar GPS para me conduzir
  2. Vizinhando e Mané | Ligar GPS para me conduzir
  3. Rio 40ª Graus | Ligar GPS para me conduzir

Apresentação musical 🎤com a artista Valentina Francisco

📍Local: Auditório 111 (11º andar) – UERJ

Exibição do Filme “EU MORO EM QUALQUER LUGAR Mulheres em situação de rua”  📽️  direção de Márcio Coutinho e produção de Rachel Silva

📍Local: Auditório 111 (11º andar) – UERJ

Debatedora: Giovanna Bueno Cinacchi (giovannacinacchi@gmail.com). Mestra e doutoranda em Política Social (UFF) Coordenadora de Pesquisa Instituto Rede Abrigo. Pesquisadora do Projeto Niterói Inclusiva e Sustentável: construindo políticas intersetoriais para a população adulta em situação de rua (UFF-FEC-PMN).

Debatedora: Ana Paula Rios (anapaulariosengenharia@gmail.com) – Engenheira de Produção, Especialista em Gestão de Organizações e Negócios de Impacto Social, Empreendedora Social e Diretora Presidente do Instituto LAR. Desenvolve projetos e produtos para melhorar as condições de pessoas em vulnerabilidade social, desde 2017.

Debatedora: Vânia Rosa (vaniamarosa@gmail.com) – Ex pessoa em situação de rua. Coordenadora do Fórum Permanente Sobre Pessoa Adulta em Situação de Rua do RJ. Idealizadora do Projeto Juca e Coletivo Rua Solidária RJ.

Debatedora: Ana Cristina Francisco (acblmf@gmail.com) Mediadora do Curso de Pedagogia EAD da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Consórcio CEDERJ/UAB/CAPES. Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis – IHP.

Coordenadora da Mesa: Luciane Sgarbi (lsgarbi@unisinos.br) – Professora da Escola de Humanidades da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Presidenta da ASPHE (2022 – 2024). Líder do Grupo de pesquisa EBRAMIC- Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar (CNPq).

📍Local: Auditório 111 (11º andar) – UERJ

Autora: Alexandra Lima da Silva – Livro “Flores de ébano: escrita de si como prática de liberdade”

Autoras (Org’s): Maria Celi Chaves Vasconcelos e Alexandra Lima da Silvaluminense”. – Livro “Cartas do confinamento: ensino remoto e escritas na pandemia”

Coordenadora: Luciana Patroclo (lupatroclo@yahoo.com.br) Professora da Faculdade de
Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-Doutora em Educação pela
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

📍Local: Auditório 111 (11º andar) – UERJ

Quinta-feira | 09 de Março de 2023

Cafezinho com biscoitos ☕ 🫓 

📍Local: Hall do Bloco F (11º andar) – UERJ

Conferencista: Carolina Gonçalves Alves (carolina.alves@fgv.br) Socióloga, doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS /UERJ). Coordenadora do Programa de Arquivos Pessoais, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/CPDOC). Coordenadora Geral da Rede Arquivos de Mulheres (RAM).

Conferencista: Caroline Cantanhede Lopes (caroline.lopes@funarte.gov.br) Doutora em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); documentalista da Fundação Nacional de Artes (Funarte). 

Debatedora: Vânia Grim Thies (vaniagrim@gmail.com). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Líder do Grupo de Pesquisa HISALES – História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – (FaE/UFPel) e Coordenadora do Centro de Memória e Pesquisa HISALES.

Coordenadora: Alessandra Furtado (alessandra_furtad@yahoo.com.br). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Vice coordenadora do GT 02 – História da Educação da ANPEd. Coordena o LADHEME – Laboratório de Documentação, História e Memória da Educação. Participante do Grupo de Pesquisa História da educação, memória e sociedade (GEPHEMES) da FAED-UFGD.

📍Local: Auditório 111 (11º andar) – UERJ

Separamos uma lista de restaurantes ao redor da Universidade para facilitar sua escolha 🥗 para o almoço:

    1. Quatro Estações | Ligar GPS para me conduzir
    2. Vizinhando e Mané | Ligar GPS para me conduzir
    3. Rio 40ª Graus | Ligar GPS para me conduzir

📍Local: Hall do Bloco F (11º andar) – UERJ

Conferencista: Fernanda da Costa Monteiro Araujo (fernanda.c.araujo@unirio.br) Professora Doutora Adjunta do Departamento de Arquivologia – DEPA / Escola de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Chefe do Departamento de Arquivologia.

Conferencista: Martina Spohr Gonçalves (martina.spohr@fgv.br). Mestre e Doutora em História/ Professora da Fundação Getúlio Vargas / CPDOC/ FGV – Arquivos pessoais.

Debatedora: Rosa Lydia Teixeira Correa (rosa.correa@pucpr.br) Professora Titular do Programa de Pós- Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa “Instituições Escolares no Brasil”. Coordenadora do GT 02 de História da Educação da ANPEd.

Coordenadora: Laura Maria Silva Araújo Alves (laura_alves@uol.com.br) Professora Titular da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Infância na Amazônia (GEPHEIA).

📍Local: Auditório 111 (11º andar) – UERJ

Apresentadora: Marta Maria de Araújo – Livro “A educação escolar primária no Estado Federativo do Rio Grande do Norte (1889-1904)”, de Israel Maria dos Santos Segundo e Marta Maria de Araújo

Apresentadora: Raylane Andreza Dias Navarro Barreto – Livro “Educação de Mulheres ao Longo dos Séculos XIX e XX”

Apresentadora: Laura Maria Silva Araújo Alves – Livro “História da Infância e Educação: entre instituições, políticas e práticas culturais na Amazônia paraense”, de Laura Alves e Simei Andrade

Apresentadora:  Cristina C. Vieira – Livro “Temas, contextos e desafios da Investigação Qualitativa em Educação”, coordenadora da publicação.

Coordenadora: Fabiana Sena (fabianasena@yahoo.com.br) Professora no Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação (CNPq/UFPB).

📍Local: Auditório 111 (11º andar) – UERJ

"RIO SCENARIUM" A PARTIR DAS 20H

Um espaço bem carioca para celebrarmos o nosso encontro! Esperamos vocês no Rio Scenarium para dançar e se divertir!

Local: Rua do Lavradio, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Entrada de R$ 35,00 (couvert artístico) + Consumação Individual

Sexta-feira | 10 de Março de 2023

Cafezinho com biscoitos ☕ 🫓 

📍Local: Hall do Bloco F (11º andar) – UERJ

Conferencista: Cristina C. Vieira (vieira@fpce.uc.pt) Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Investigadora do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD – Universidade do Algarve) e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM).

Conferencista: Ana Maria Pessoa dos Santos (anapessoa@rb.gov.br) Pesquisadora da Casa de Rui Barbosa onde dirigiu o Centro de Memória e Informação. Desenvolve a linha Formas de morar e sociabilidade no Rio de Janeiro oitocentista, coordena a seção brasileira de A casa senhorial em Portugal, Brasil e Goa: Anatomia dos Interiores e é docente do PPG Memória e Acervos (FCRB). É membro do Colégio Brasileiro de Genealogia (CBG) e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

Debatedora: Terciane Luchese (tercianeluchese@gmail.com) – Professora da Universidade de Caxias do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM). Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação SBHE.

Coordenadora: Marta Maria de Araújo (martaujo@uol.com.br) Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo de Pesquisa Educação de Mulheres nos Séculos XIX e XX e Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Estudos Histórico-Educacionais (UFRN-CNPq).

📍Local: Auditório 111 (11º andar) – UERJ

Separamos uma lista de restaurantes ao redor da Universidade para facilitar sua escolha 🥗 para o almoço:

      1. Quatro Estações | Ligar GPS para me conduzir
      2. Vizinhando e Mané | Ligar GPS para me conduzir
      3. Rio 40ª Graus | Ligar GPS para me conduzir

📍Local: Hall do Auditório 111 (11º andar) – UERJ

Conferencista: Inês de Almeida Rocha (ines.rocha@unirio.br) – Professora do Programa de Pós-Graduação e Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora Titular aposentada de Educação Musical no Colégio Pedro II.

Conferencista: Clara Fernandes Albuquerque (claralbuquerquecravo@gmail.com) Doutoranda em Música na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora de educação musical no Colégio Pedro II. Cravista acompanhadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Conferencista: Heloisa Helena Pimenta Rocha. (heloisah@unicamp.br) Professora Associada (Livre-Docente) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Debatedora: Dóris Almeida (almeida.doris@gmail.com) – Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq GARPE – Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação.

Coordenadora: Sônia Maria da Silva Araújo (ecosufpa@hotmail.com) Professora Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-americano”. Vice-líder do Grupo “Constituição do Sujeito, Cultura e Educação” (ECOS).

📍Local: Auditório 111 (11º andar) – UERJ

Conferencista: Libânia Xavier (libanianacif@gmail.com) Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Processos Educacionais e História da Profissão Docente”. Participa do Programa de Estudos e Documentação “Educação e Sociedade”.

Debatedora: Lia Ciomar Macedo de Faria (liafolia11@gmail.com) Professora Titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Atua como professora colaboradora no Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd). Coordena o Laboratório Educação e República (LER).

Coordenadora: Raylane Andreza Dias Navarro Barreto (raylane.navarro@ufpe.br) Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, onde também é editora da Revista Tópicos Educacionais. Líder do Grupo de estudos e pesquisa Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (GEPIFHRI).

📍Local: Auditório 111 (11º andar) – UERJ

Sábado | 11 de Março de 2023

OBS: Locais sujeitos à alteração.

Organização

Coordenação Geral

  • Cláudia Gonçalves de Lima (UERJ)
  • Maria Celi Chaves Vasconcelos (UERJ)
  • Raphael Gualter Peixoto (UERJ)
  • Washington Dener dos Santos Cunha (UERJ)

Comissão Local

  • Alexandra Lima da Silva (UERJ)
  • Lia Ciomar Macedo de Faria (UERJ)
  • Luciana Borges Patroclo (UERJ)
  • Maria Alice Rezende Gonçalves (UERJ)
  • Washington Dener dos Santos Cunha (UERJ)

Bolsistas

  • Arielle Sena de Andrade (Iniciação à Docência FAPERJ UERJ)
  • Júlia Cristina Carvalho Lopes (Iniciação Científica CNPq)
  • Sofia Braga Lioi Prado (Iniciação Científica CNPq)
  • Tiago Augusto Xavier de Souza (PROATEC)

Comissão Científica

  • Alessandra Cristina Furtado (UFGD)
  • Ana Cristina Borges López Monteiro Francisco (IHP)
  • Cristina Maria Coimbra Vieira (UNIVERSIDADE DE COIMBRA)
  • Dóris Bittencourt Almeida (UFRGS)
  • Fabiana Sena da Silva (UFPB)
  • Laura Maria Silva  Araujo Alves (UFPA)
  • Lia Ciomar Macedo de Faria (UERJ)
  • Lia Machado Fiuza Fialho (UECE) – PRESIDENTE DA COMISSÃO
  • Luciana Borges Patroclo (UERJ)
  • Luciane Sgarbi Santos Graziottin (UNISINOS)
  • Maria Celi Chaves Vasconcelos (UERJ)
  • Maria Teresa Santos Cunha (UDESC e UFSC)
  • Marta Maria de Araújo (UFRN)
  • Raylane Andreza Dias Navarro Barreto (UFPE)
  • Rosa Lydia Teixeira Corrêa (PUC-PR)
  • Sônia Maria da Silva Araújo (UFPA)
  • Tiago Augusto Xavier de Souza (UERJ)
  • Vania Grim Thies (UFPEL)