C O O R D E N A Ç Ã O

MARTA MARIA DE ARAÚJO

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduada em Pedagogia (UFRN, 1979), mestra em Planejamento (UFRGS, 1986), doutora em Fundamentos da Educação e Didática (USP, 1995) e pós-doutorado em História das Ideias Contemporâneas pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (2002). É orientadora de trabalhos de Iniciação Científica, além de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. É Presidente do Conselho Editorial da Revista Educação em Questão (2005-2020). Faz parte do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018-2020) e do Caderno de História da Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – 2015-2020). Integrante do Conselho Científico da Coleção Pesquisa (Auto)Biográfica Educação (2008-2020) e do Conselho de Publicação da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (2018-2020). É associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida em Formação (ANNHIVIF), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação (AFIRSE-Seção Brasil) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Líder do Grupo de Pesquisa Educação de Mulheres nos Séculos XIX e XX e Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Estudos Histórico-Educacionais (UFRN-CNPq). Os trabalhos, resultantes de pesquisas, científicas, analisam as políticas públicas federais e estaduais de educação escolar primária e de livros escolares, além da educação secundária e universitária e seus educadores no Rio Grande do Norte e no Brasil, séculos XIX e XX, bem como a educação de mulheres no Brasil e em Portugal.

MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Minho (2011). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2004). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1999). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1995). Graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984). Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped), na Linha de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História. Chefe do Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação (DEPAG/UERJ). Subchefe do mesmo Departamento (DEPAG/UERJ) desde abril de 2018 a março de 2021. Realizou Missão de Investigação na Universidade de Sevilha/Espanha, em novembro de 2019, no âmbito do Programa CAPES PrInt de Internacionalização. Membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro desde 2013. Presidente da Câmara Conjunta de Educação Profissional e Superior do Conselho Estadual de Educação de julho de 2016 a agosto de 2020. Vice-Presidente eleita do Conselho Estadual de Educação no período 2017/1-2019/1. Bolsista de Produtividade do CNPq desde 2011. Bolsista do Programa Prociência/Uerj desde 2015. Cientista do Nosso Estado desde 2018. Jovem Cientista da FAPERJ de 2012 a 2014. Assessora científica ad hoc das agências Faperj, CAPES e CNPq. Avaliadora institucional e de cursos junto ao INEP/SINAES. Membro da Comissão Permanente de Avaliação – CPA/UERJ – desde 2016. Membro ad hoc de Comissões de Autorização de funcionamento de Programas de Pós-Graduação vinculados ao Sistema de Ensino do Estado do Rio de janeiro. Diretora da Seção Rio de Janeiro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) de 2012 a 2013; Vice-diretora da mesma Seção (ANPAE/RJ) de 2015 a 2018. Membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro de 2009 a 2016. Parecerista ad hoc de diversos periódicos da área de História da Educação. Membro do Conselho Editorial da Revista Ensaio, Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Autora de livros, capítulos e artigos científicos; e organizadora de coletâneas resultantes de trabalhos de pesquisa. Pesquisadora na área de História da Educação e Políticas Educacionais, com ênfase na educação doméstica no Brasil oitocentista e criação/consolidação dos sistemas educacionais, além da educação na casa (homeschooling) e suas implicações na atualidade. Líder do Grupo de Pesquisa “História e memória das políticas educacionais no território fluminense” (Uerj/CNPq); Vice Líder do Grupo de Pesquisa Interinstitucional “Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX” (UFRN/CNPq); Participante do Grupo de Pesquisa Interinstitucional “Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação” (UFRGS/CNPq). Professora Titular da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), de 1998 a 2015, atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação. Possui 31 orientações de Dissertações de Mestrado e de quatro Teses de Doutorado concluídas; e nove orientações de Teses de Doutorado e três de Dissertações de Mestrado em andamento.

Contato

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Rua São Fransisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ.